Galeria por Márcia Travessoni
30 maio 2018

Às vésperas da Copa do Mundo, saiba 15 curiosidades sobre a Rússia e tudo que envolve o Mundial

A Copa do Mundo de 2018 começará no dia 14 de junho, quinta-feira, às 12h (horário de Brasília), com o jogo entre Rússia e Arábia Saudita, no estádio Luzhniki, em Moscou. É a primeira vez que o país sediará o Mundial.

Quando se trata da seleção brasileira, o primeiro jogo do Brasil, contra a Suíça, acontece dia 17 de junho, às 15h. O segundo será dia 22, às 9h da manhã, contra a Costa Rica. E o terceiro jogo da primeira fase, contra a Sérvia, está marcado para o dia 27 de junho, às 15h.

Na contagem regressiva para a Copa, preparamos uma lista com 15 curiosidades sobre a Rússia e tudo que envolve o Mundial.

1) Jogo número 1: a primeira partida da Copa deste ano será entre duas seleções (Rússia e Arábia Saudita) que nunca conquistaram a taça.

2) Quantas seleções? Ao todo, 32 equipes participarão da competição este ano. A Rússia foi automaticamente incluída no grupo por ser o país-sede.

3) Quantos estádios? A Copa da Rússia terá 11 sedes, com 12 estádios, dois deles localizados em Moscou.

4) O maior de todos: o principal palco da Copa do Mundo será o estádio Luzhniki, na capital russa, com capacidade para 81 mil fãs. Ele abrigará a grande final, além do jogo de abertura.

5) Estádio importante: Luzhniki também foi palco da cerimônia de abertura da Olimpíada de 1980. O estádio foi construído na década de 1950, mas passou por uma grande reforma para o Mundial.

6) Você fala russo? Em Moscou, a melhor forma de se locomover é por meio de transporte público. No entanto, é preciso ter jogo de cintura para entender a sinalização devido ao idioma que usa o alfabeto cirílico, de acordo com o blog Dicas de Viagem, da CVC.

7) Clima quente: A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos na Rússia é neve e muito frio. No entanto, durante os meses de junho e julho o país estará em pleno verão.

8) É muito longe! Não há opções de voos diretos para Moscou a partir do Brasil, então um voo longo será inevitável, com conexões na Europa ou Estados Unidos. O tempo de viagem fica entre 13h e 16h, em voos com apenas uma parada.

9) Horários completamente diferentes: a Rússia possui, no total, 11 fusos horários diferentes. Caliningrado, está 5 horas à frente do Brasil; Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado, estão 6 horas à frente. Samara fica 7 horas adiante e Iecaterimburgo, 8 horas.

10) Não precisa se preocupar! A Rússia é um país extremamente seguro para turistas. Segundo o último relatório da ONU para análise de crimes, a Rússia apresenta quase 50% a menos de crimes (roubos, furtos, homicídios e latrocínios) do que o Brasil e quase três vezes menos homicídios que nosso País.

11) Dinheiro é importante: a moeda utilizada na Rússia é o Rublo Russo. Atualmente, R$ 1 equivale a cerca de 17 rublos russos.

12) Símbolo do Mundial: o mascote da Copa do Mundo 2018 será o Zabivaka, um lobo tradicional da região da Sibéria. Ele foi escolhido como símbolo do torneio em uma votação popular, superando um tigre e um gato.

13) Música chiclete? A Fifa lançou no último dia 25 de maio a música oficial da Copa do Mundo de 2018. Composta pelo DJ Diplo, a canção é interpretada pelo ator e rapper americano Will Smith, Nicky Jam e a albanesa Era Istrefi. Os três artistas irão se apresentar na cerimônia de encerramento do Mundial, em Moscou. O clipe ainda não tem previsão para ficar pronto, mas já dá pra escutar a música:

14) Frase oficial: a Fifa também divulgou este mês as frases que serão estampadas por fora dos ônibus oficiais das 32 seleções durante a disputa do Mundial. A escolha foi feita através de uma votação. A seleção brasileira terá a frase “Mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações” estampada em seu ônibus.

15) Bruna Marquezine e Neymar: Muito se fala na boa atuação de Neymar no futebol quando ele está perto de sua namorada famosa, a atriz Bruna Marquezine. Por isso, os brasileiros não precisam se preocupar! De acordo com a colunista Patrícia Kogut, Bruna já pediu folga à Rede Globo para assistir a Copa pessoalmente. Atualmente ela está no elenco da novela “Deus salve o rei”.

Veja também

20 set 2018 viagens

Márcia Travessoni dá detalhes de sua experiência gastronômica no 114 Faubourg, restaurante do Le Bristol Hotel, em Paris

Ver mais
18 set 2018 viagens

Na Europa, Márcia Travessoni revela seus lugares preferidos em Amsterdã

Ver mais
18 set 2018 viagens

Voos do grupo Air France-KLM atingem taxa de ocupação de até de 96% em Fortaleza

Ver mais
14 set 2018 viagens

Latam pretende aumentar vendas para a capital cearense

Ver mais
10 set 2018 viagens

Themis Briand leva a família para curtir o litoral paradisíaco de Punta Cana

Ver mais
13 ago 2018 viagens

Hotel Copacabana Palace celebra 95 anos nesta segunda-feira (13); saiba curiosidades

Ver mais