Galeria por Márcia Travessoni
13 jun 2018

ONU Mulheres lança plataforma on-line que mapeia iniciativas que empoderam mulheres no Brasil

Na atualidade, além de uma necessidade, a diversidade é cool e uma ferramenta poderosa de marketing empresarial. Nesse contexto, a ONU Mulheres e a Womanity Foundation, em parceria com o Instituto C&A, lançam a Plataforma UNA, um mapa on-line estratégico, interativo e vivo, que traça iniciativas e organizações que contribuem para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no Brasil. A inauguração oficial do projeto acontecerá dia 14 de junho, em São Paulo.

O objetivo da Plataforma UNA é exatamente potencializar os resultados e as atividades do ecossistema brasileiro, proporcionando uma visão sistêmica que possa desenvolver conexões, gerar e compartilhar conhecimento sobre o tema. “O ativismo das mulheres brasileiras e a capacidade de articulação em rede têm sido decisivos para fazer avançar os direitos das mulheres no Brasil. A Plataforma UNA registra parte dessa mobilização e, ao levá-la para a internet, tem a possibilidade de tornar possíveis conexões virtuais e reais entre mulheres e outros agentes importantes para a promoção da igualdade de gênero”, declara Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.

Para além dos esforços empreendidos pelo Governo, o setor privado e diversas iniciativas da sociedade civil a fim de minimizar as desigualdades e empoderar as mulheres, o mapa surge como uma resposta à necessidade de um olhar mais apurado e minucioso sobre o cenário nacional.

A plataforma comporta 17 grandes temas que agregam várias áreas de atuação feminina no ecossistema brasileiro. São elas: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

Atualmente, o mapa registra 388 iniciativas cadastradas. A partir do dia 14 de junho, data do lançamento oficial da Plataforma UNA, estão abertas as inscrições para novos cadastros. Lá, o público poderá identificar relações estabelecidas de acordo com as informações fornecidas pelas organizações, possibilitando assim um ambiente de análises e ações temáticas direcionadas.

Quem possui interesse em colaborar com a plataforma, basta se inscrever através deste link

 “Apesar do cenário de retrocessos que vivemos, não podemos negar conquistas. A Plataforma UNA vem exatamente para que possamos acelerar e dar força aos avanços a partir de uma perspectiva de colaboração.”, completa Tiana Vilar Lins, representante da Womanity Foundation no Brasil.

Desenvolvida pelo Coletivo WomenWho Code e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, a interface on-line foi implementada através de levantamento por IBEAC e ponteAponte; apoio probono do Demarest Advogados e J. Walter Thompson Brasil. O projeto tem parceria de disseminação com Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.

 

Veja também

20 set 2018 notas

Peça “Tem Perigo No Ar” discute temas como bullying e depressão infantil no Shopping Benfica

Ver mais
20 set 2018 notas

Outubro ainda não chegou, mas Beach Park já inicia campanha do Mês das Crianças

Ver mais
20 set 2018 notas

Coco Bambu lança linha de cervejas artesanais em parceria com a Ambev

Ver mais
19 set 2018 notas

Nathalia Ximenes brinda 5 anos da NX Store com almoço exclusivo no Moana

Ver mais
19 set 2018 notas

Unifor recebe festival de jovens empreendedores, próximo sábado (22)

Ver mais
19 set 2018 notas

20ª edição da Mostra Sesc Cariri confirma show com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo

Ver mais