Galeria por Márcia Travessoni
8 nov 2017

O legado dela | Instituto Myra Eliane lança obra com biografia de Olga Barroso

Pra relembrar e manter a viva a memória de uma mulher notável, o Instituto Myra Eliane lança a obra “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, nesta sexta, 10, no hall da biblioteca da Unifor. Sob autoria do escritor e historiador Juarez Leitão, o livro traça a biografia da filha do Coronel Chico Monte e esposa de Parsifal Barroso, que nunca se sujeitou a viver como coadjuvante da carreira de um homem. Olga foi primeira-dama do Ceará e tornou-se pioneira feminina atuante na política, ao comandar e apoiar diversos projetos sociais.

Ao descrever sua personalidade, Igor Queiroz Barroso, neto de Olga e presidente do Instituto Myra Eliane, usa as seguintes palavras: “uma incrível habilidade não só para participar ativamente do contexto político e intelectual do Ceará, mas também para cuidar da família.” E por ser a família um grande pilar em sua vida, Olga foi a responsável por criar a Sociedade Amparo à Criança Cearense, por colaborar com a construção do Hospital Infantil Albert Sabin, por estimular a fundação de cursos de pediatria e prática obstétrica para a formação de cuidadora e parteiras. além de muitos outros feitos.

Igor Queiroz Barroso, neto de Olga e presidente do Instituto Myra Eliane

A obra compartilha o legado dessa inspiradora mulher, com lições e ensinamentos que pregou durante a vida. A publicação coincide com o centenário de nascimento de Olga Barroso (9 de novembro) e se torna leitura de cabeceira obrigatória para entender mais sobre a história do Estado e sobre a participação feminina na política. O Instituto doará, ainda, exemplares para bibliotecas públicas do Ceará e para acervo de escolas e universidades. “Lanço este livro para que, assim como eu, toda a nossa sociedade se orgulhe e se inspire no protagonismo dessa mulher cearense que esteve na vanguarda da vida”, completa Igor Barroso.

Serviço
Lançamento do Livro “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, de Juarez Leitão
Local: Hall da biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz – Fortaleza –CE)
Data: 10 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas

 

Veja também

22 jun 2018 notas

Secretaria do Turismo do Ceará realiza seminário “Novos turistas, Novos desafios”; confira detalhes

Ver mais
21 jun 2018 notas

Ator brasileiro Marco Pigossi se junta à Netflix

Ver mais
21 jun 2018 notas

Programação infantil em julho: peça “A cigarra e a formiga” em cartaz no Celina Queiroz

Ver mais
21 jun 2018 notas

VillaMix Festival acontece pela primeira vez em Lisboa no dia 6 de outubro

Ver mais
21 jun 2018 notas

Exposição de artistas cearenses homenageia a história da Copa do Mundo

Ver mais
21 jun 2018 notas

Advogado criminalista Kakay debate sobre Lava Jato na 2ª edição do RioMar Trends

Ver mais