Galeria por Márcia Travessoni
8 nov 2017

O legado dela | Instituto Myra Eliane lança obra com biografia de Olga Barroso

Pra relembrar e manter a viva a memória de uma mulher notável, o Instituto Myra Eliane lança a obra “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, nesta sexta, 10, no hall da biblioteca da Unifor. Sob autoria do escritor e historiador Juarez Leitão, o livro traça a biografia da filha do Coronel Chico Monte e esposa de Parsifal Barroso, que nunca se sujeitou a viver como coadjuvante da carreira de um homem. Olga foi primeira-dama do Ceará e tornou-se pioneira feminina atuante na política, ao comandar e apoiar diversos projetos sociais.

Ao descrever sua personalidade, Igor Queiroz Barroso, neto de Olga e presidente do Instituto Myra Eliane, usa as seguintes palavras: “uma incrível habilidade não só para participar ativamente do contexto político e intelectual do Ceará, mas também para cuidar da família.” E por ser a família um grande pilar em sua vida, Olga foi a responsável por criar a Sociedade Amparo à Criança Cearense, por colaborar com a construção do Hospital Infantil Albert Sabin, por estimular a fundação de cursos de pediatria e prática obstétrica para a formação de cuidadora e parteiras. além de muitos outros feitos.

Igor Queiroz Barroso, neto de Olga e presidente do Instituto Myra Eliane

A obra compartilha o legado dessa inspiradora mulher, com lições e ensinamentos que pregou durante a vida. A publicação coincide com o centenário de nascimento de Olga Barroso (9 de novembro) e se torna leitura de cabeceira obrigatória para entender mais sobre a história do Estado e sobre a participação feminina na política. O Instituto doará, ainda, exemplares para bibliotecas públicas do Ceará e para acervo de escolas e universidades. “Lanço este livro para que, assim como eu, toda a nossa sociedade se orgulhe e se inspire no protagonismo dessa mulher cearense que esteve na vanguarda da vida”, completa Igor Barroso.

Serviço
Lançamento do Livro “Olga Barroso – Na Vanguarda da Vida”, de Juarez Leitão
Local: Hall da biblioteca da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz – Fortaleza –CE)
Data: 10 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas

 

Veja também

24 nov 2017 notas

#TheList | Conheça os personagens que revolucionaram a história do Ceará

Ver mais
23 nov 2017 notas

Ceart lança coleção de artesãs do Centro de Rendeiras da Prainha

Ver mais
22 nov 2017 notas

No exterior, Camilo Santana participa de encontro de líderes e visita o Papa Francisco

Ver mais
21 nov 2017 notas

Divulgado ranking das melhores empresas para se trabalhar | Fortbrasil, Beach Park e 3corações na lista

Ver mais
21 nov 2017 notas

Primeira-dama Carol Bezerra articula jantar solidário para crianças dos centros de acolhimento | Confira!

Ver mais
21 nov 2017 notas

Agenda | A melhor programação para curtir o finalzinho de novembro

Ver mais