Galeria por Márcia Travessoni
9 ago 2018

Irmãos Campana expõem na Multiarte; fique por dentro dos detalhes

Conhecidos pelo design arrojado e pela criação de peças inquietantes, os conceituados Irmãos Campana inauguram neste mês uma nova exposição na capital cearense. O local é a Galeria Multiarte, de Max e Bia Perlingeiro, e a data de lançamento oficial é 16 de agosto.

Ao todo, são 33 peças, entre montagens, desenhos, pinturas, fotografias e esculturas. Segundo Max, que é o curador da mostra, “eleger as obras para compor a exposição foi o grande desafio – seriam necessários muitos metros quadrados mais, para abrigar a primeira seleção. Por fim, optamos por um ‘concerto de câmara’, mas não tão silencioso, porque todos os espaços disponíveis da Galeria serão contemplados: do estacionamento ao jardim”.

Peças como as poltronas Vermelha e Favela são marcas registradas dos Campana

Um dos trabalhos mais primorosos da dupla na galeria é permanente. Trata-se de uma fachada que Fernando e Humberto criaram para a Multiarte a partir de um material chamado cobogó. Idealizado por três engenheiros (Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góis) que intitularam a peça através das iniciais de seus sobrenomes, o cobogó é feito com três tipos de argila e outros materiais naturais.

Na fachada da Multiarte, ele ganhou a forma de tijolo, cujo desenho interno representa uma mão. O resultado foi uma parede vermelha de cobogós, montada em parceria com a Divina Terra. A ação simboliza um manifesto dos Campana ao desastre ambiental na cidade de Mariana (MG), em apoio a iniciativa coletiva Brado Mariana.

A mostra fica em cartaz de 17 de agosto a 29 de setembro. Visitação de segunda à sexta, das 10h às 19h.

Sobre os Campana
O Estúdio Campana surgiu em 1983, em São Paulo, idealizado pelos irmãos Fernando e Humberto Campana. Reconhecidos pela versatilidade e a atuação em diversas áreas (design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia, moda e etc.), a dupla hoje possui um acervo vasto de peças, com coleções permanentes em exibição nas mais renomadas instituições culturais do mundo, como o MoMa, em Nova Iorque; Centre Georges Pompidou, em Paris; e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Pautado na ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, o trabalho dos Campana é marcado pela transformações de materiais do dia a dia em obras-primas. Peças simples e com características bem brasileiras fazem parte do imaginativo criativo dos artistas.

Em 2013, os Campana figuraram na Revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes. Em 2014 e 2015, foram considerados pela Wallpaper, respectivamente, na lista dos 100 mais importantes e 200 maiores profissionais do design.

 

Foto: André Klotz e @CasaVogueBrasil

Veja também

20 ago 2018 notas

Programação do Festival Costume Saudável inclui palestras de Rita Lobo e Bela Gil

Ver mais
20 ago 2018 notas

Chanel lança linha de maquiagem masculina; saiba detalhes

Ver mais
20 ago 2018 notas

Justiça faz novo esforço para julgar ações de violência contra a mulher

Ver mais
17 ago 2018 notas

Primeira loja do projeto Imagine abre as portas em Fortaleza

Ver mais
17 ago 2018 notas

Porto Iracema celebra Dia Mundial da Fotografia com programação imperdível; confira

Ver mais
16 ago 2018 notas

Lulu Santos se apresenta em setembro na capital cearense

Ver mais