Galeria por Márcia Travessoni
11 abr 2018

#TheList | Eneldo Peixoto escolhe seu top 5 de filmes gastronômicos

Quando falamos em cinema e pensamos em comida, lembramos rapidamente de pipoca. Entretanto, no encontro entre a arte gastronômica e o grande écran, o cardápio pode ser muito mais vasto. Os filmes que se apropriaram do tema para desenvolver histórias incríveis são do tipo que fica guardado no imaginário de quem assiste, seja pela contemplação visual, seja pelo roteiro apetitoso ou seja por contar histórias que apresentam os bastidores de um bom prato.

Convidamos o chef cearense Eneldo Peixoto para fazer um TOP 5 dos filmes com tema gastronômico mais marcantes, para ele, dos últimos tempos. Entre títulos clássicos e obras recentes, que ganharam até Oscars, a lista é simplesmente imperdível (e de dar água na boca).

VATEL – UM BANQUETE PARA O REI

Eneldo inicia o #TheList com um clássico do cinema gourmet. Um filme de 2000, produzido em conjunto pela França, Reino Unido e Bélgica, e foi escolhido para abrir o Festival de Cannes, além de ser indicado ao Oscar de melhor direção de arte.

Sinopse

Para salvar a sua província das dívidas, no norte da França, o Príncipe de Condé convida o rei Luis XIV para um sumptuoso banquete. Tudo fica a cargo de François Vatel, o mordomo do príncipe.

SEM RESERVAS

Uma película que é puro charme, a começar pelo elenco: Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart, numa disputa deliciosa pela cozinha de um restaurante. Leve e despretensioso, o filme é perfeito para um domingo a tarde.

Sinopse

Kate Armstrong é a chef de um restaurante famoso. O mundo dela se transforma quando passa a cuidar da sua sobrinha Zoe e conhece Nick Palme, um novo cozinheiro do restaurante. Kate vai ter que controlar os nervos para poder conviver bem com Zoe e Nick.

RATATOULLE

Talvez você já tenha assistido a essa animação, tamanho sucesso que fez. Ratatoulle cativou público e crítica, recebendo, inclusive, um Oscar de melhor animação, em 2008. Não dá para ficar indiferente ao ratinho cozinheiro.

Sinopse

Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

OS SABORES DO PALÁCIO

Uma história real que conquistou uma fatia do público que ama os burburinhos dos bastidores do poder. Os Sabores d Palácio retrata o cotidiano da cozinheira do presidente da França. Prato cheio para uma ótima história.

Sinopse

É o último dia de trabalho de Hortense em uma cozinha na Antártida, quando um documentarista pede para falar sobre seu emprego anterior como cozinheira do presidente da França. Hortense defenderá com silêncio suas recordações do Palácio do Eliseu.

JULIE & JULIA

Uma beleza de filme! Leve e gostoso de assistir em companhia, Julie & Julia foi unanimidade nos cinemas em que foi exibido. Pudera, tem Meryl Streep e Amy Adams dando vida a personagens tão cativantes quanto os pratos preparados ao longo de 2 horas de duração.

Sinopse

Frustrada com o trabalho, a nova iorquina Julie Powell embarca em um dedicado e desafiador projeto: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child. O filme mostra além da história de Julie, a de Julia Child e sua paixão pela culinária francesa.

LEIA TAMBÉM: Fernanda Levy indica 5 top séries para fazer maratona na Netflix

Veja também

13 ago 2018 lifestyle

Programação do QG Fhits tem desfile, bate-papo e até pocket show de Simone e Simaria

Ver mais
7 ago 2018 lifestyle

Manoela Crisóstomo fala sobre o MD Codes, divisor de águas da dermatologia atual

Ver mais
18 jul 2018 lifestyle

Princesa Charlotte é avaliada em US$ 5 bilhões em ranking

Ver mais
17 jul 2018 lifestyle

Saiba por que a tendência dos clear heels veio para ficar

Ver mais
16 jul 2018 lifestyle

Marcos Proença faz quatro opções de penteados inspirados no rock

Ver mais
13 jul 2018 lifestyle

Dia Mundial do Rock: um pequeno dossiê sobre o estilo musical que revolucionou o mundo

Ver mais