Galeria por Márcia Travessoni
12 mar 2018

A delicadeza da cerâmica | Artistas para ficar de olho

Falar sobre cerâmicas é falar sobre arte. Uma arte, inclusive, que se manifesta na cultura dos povos desde a remota antiguidade. O estudo das técnicas de fabricação e decoração dos objetos de cerâmica é tido como o “alfabeto” de arqueólogos e historiadores, definindo aspectos da vida das antigas civilizações.

Inovação no design

E o mais interessante sobre a técnica artística é que ela aborda diversos segmentos e produtos, alguns, claro, chamaram bastante a atenção do GALERIA por tamanha beleza estética. É o caso de Denise Saboia, artista plástica, professora de cerâmica, que utiliza matérias primas de reaproveitamento para criar peças absolutamente únicas. Osso bovino, chifres e ostras se transformam em pratos, tigelas, taças e copos, com texturas e cores bem característicos, fazendo do trabalho de Denise algo poderoso e identificável. O resultado é chique, e ao mesmo tempo, rústico.

Uma nova maneira de beber chá. Que tal? Peça de Denise Saboia

Já a Bone Ceramics é lifestyle total. Se formos analisar o que a moda tem trazido ao mercado ultimamente – apesar de enxergarmos um tino comercial forte em várias marcas – ousadia, às vezes, falta. Não é o caso da Bone. Imagina só: Vivian de Pontes Vieira produz acessórios usando a mais pura massa de porcelana na confecção. Tudo queimado em altas temperaturas, para ganhar forma e encantar a clientela. O que mais impressionou nossa equipe foi a delicadeza do material. As peças são resistentes à água, têm baixa porosidade e design orgânico. Hoje a marca também produz peças gastronômicas e surpreende com cada novidade, feitas à mão em um atelier localizado no município de Aquiraz.

Brinco folha de carnaúba. Criação de Vivian para a Bone Ceramics 

Direto de São Paulo, Calu Fontes é a síntese da mistura entre a arte da pintura e a arte do manuseio de cerâmicas. Formada em Arquitetura e Urbanismo, começou seu trabalho produzindo presentes para os amigos, porém seu talento merecia o mundo. As pinturas estampadas em azulejos, porcelanas e claro, cerâmicas são um deleite aos amantes do bom gosto. A música e a poesia fazem parte do seu trabalho, onde o clímax é a pluralidade de cores e formas. Grafismos, flores, peixes, borboletas, mandalas e orixás entram em harmonia com sua liberdade criativa.

As pinturas de Calu foram destaque em vários veículos conceituados 

LEIA TAMBÉM: Jaildo Marinho expõe mostra “Origens” na Galeria Multiarte

Veja também

13 ago 2018 lifestyle

Programação do QG Fhits tem desfile, bate-papo e até pocket show de Simone e Simaria

Ver mais
7 ago 2018 lifestyle

Manoela Crisóstomo fala sobre o MD Codes, divisor de águas da dermatologia atual

Ver mais
18 jul 2018 lifestyle

Princesa Charlotte é avaliada em US$ 5 bilhões em ranking

Ver mais
17 jul 2018 lifestyle

Saiba por que a tendência dos clear heels veio para ficar

Ver mais
16 jul 2018 lifestyle

Marcos Proença faz quatro opções de penteados inspirados no rock

Ver mais
13 jul 2018 lifestyle

Dia Mundial do Rock: um pequeno dossiê sobre o estilo musical que revolucionou o mundo

Ver mais