Galeria por Márcia Travessoni
11 ago 2017

Espaço Cultural Unifor inaugura duas importantes exposições | Confira os detalhes!

Uma noite de forte sentimento artístico marcou novas eras começando na Unifor e na Fundação Edson Queiroz. A nova Presidente Lenise Rocha, a nova Vice-Presidente Manoela Queiroz Bacelar e o novo Chanceler da Fundação, Edson Queiroz Neto, realizaram uma vernissage dupla para apresentar ao público as duas novas exposições do Espaço Cultural Unifor, recentemente reconhecido como Patrimônio Turístico da Cidade e lugar de encontro de grandes nomes da arte nacional e internacional. Em seu discurso de abertura, Lenise apresentou as mostras “Antônio Bandeira: um abstracionista amigo da vida” e “Imagens Impressas: Um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural”, ambas de suma importância para os contemporâneos entenderem os caminhos da história da tarde.

Os curadores das duas mostras, Marcos Moraes, Regina Teixeira de Barros e Giancarlo Hannud

Stella Rolim e Pio Rodrigues admirando uma das impactantes obras de Bandeira 

Com curadoria dos queridos Regina Teixeira de Barros e Giancarlo Hannud, o pintor, desenhista e gravador cearense Antônio Bandeira é revisitado em 91 obras, abrangendo diversos períodos de sua produção. A exposição chega ao mesmo tempo que é lançado seu catálogo raisonné parcial, publicação patrocinada pela Fundação Edson Queiroz. “Os delicados guaches e aquarelas, nos quais a sutileza e a poesia imperam, pontuam a trajetória do artista e contrapõem, na década de 1960, aos trabalhos mais experimentais, realizados com materiais nada tradicionais como miçangas, fitas adesivas e tinta automotiva”, revelou Regina, durante o coquetel. De fato, o poderoso trabalho imagético de Antônio ainda surpreende até os mais íntimos de sua obra. Nessa mostra, a curadoria foi tão fina que trouxe quadros pouco conhecidos do artista, agora catalogados em dois volumes de 500 páginas do raisonné. Detalhe: A assessora especial de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, cedeu um de seus quadros para compor a exposição!

Sílvio e Paula Frota, acompanhados de Aline e Igor Barroso

Fernanda Levy, Patrícia Macedo, Randal Pompeu, Regina Teixeira de Barros, Giancarlo Hannud e Nathália Pamio

Ainda no Espaço Cultural Unifor, a nova presidência também inaugurou a exposição itinerante orquestrada pelo Itaú Cultural “Imagens Impressas”, revelando diferentes técnicas e temáticas abordadas do século XV ao XIX, com gravuras originais de artistas como Martin Schongauer, Augène Delacroix, Francisco Goya, Edouard Manet e Honorè-Victorien Daumier. O curador Marcos Moraes comentou sobre o impacto das obras: “trata-se de um recorte representativo, pela diversidade de técnicas, temas e destinações das gravuras. Esta seleção nos permite pensar na linguagem gráfica e em outros caminhos da leitura e interesse ao longo desse fascinante empreendimento que foi a produção de imagens impressas”. Imperdível! A exposição de Antônio Bandeira fica em cartaz de 11 agosto a 12 dezembro, já a do Itaú Cultural segue aberta até 1 de outubro.

Tereza Ximenes também foi prestigiar as duas mostras

Detalhe de uma das gravuras

Veja também

17 dez 2017 galeria

Lívia Pinheiro ganha festa dos sonhos para comemorar seus 15 anos

Ver mais
17 dez 2017 galeria

Wedding Day | Rachel Torres de Melo & Igor Pires dizem “sim” no Lulla’s Athénée

Ver mais
17 dez 2017 galeria

Harmonia e boas energias marcam encontro com Sri Prem Baba na Unifor

Ver mais
16 dez 2017 galeria

Fernanda Levy celebra seus 25 anos com festa na casa de Patrícia e Amarílio Macedo

Ver mais
15 dez 2017 galeria

Gerardo Bastos Filho é eleito Lojista do Ano de 2017 pela CDL Fortaleza

Ver mais
15 dez 2017 galeria

Confira os cliques da inauguração da Planneje Prime no Meireles

Ver mais